CONTENDAS ENTRE IRMÃOS

«Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina... o que semeia contendas entre irmãos» Pv 6.16-19


A Palavra é bem clara quando nos diz que aquilo que o Senhor abomina, ou seja, rejeita, não suporta de maneira alguma, é o indíviduo que semeia contendas entre irmãos. Seria interessante se analisássemos este versículo no âmbito da familia de sangue, mas hoje, apliquemos este ensino ao nosso coração, na perspectiva do Corpo de Cristo.

Nas cartas paulinas, é notório as muitas vezes que nos é exortado a viver um amor sem fingimento, fraternal, cheio de boas obras, que honra o próximo e exalta a Cristo. O rei Salomão chega mesmo a dizer «O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões» Pv 10.11-12. E se por fim analisarmos a vida de Jesus e principalmente os seus derradeiros momentos com os discípulos, o amor de Cristo, em Cristo e por Cristo é enfatizado sobremaneira.

Querida amiga ou amigo, é certo que sabemos que aquilo que fortalece qualquer relacionamento é o amor, e sem duvida que isto se aplica a nós Igreja. Nós não fomos chamados para o Corpo de Cristo para servirmos de estorvo, para sermos um tropeço para a vida do outro irmão na fé, nem para sermos desordeiros, nem tão pouco semearmos contendas a ponto de originarmos "guerras" entre uns e outros. Como eu fico triste, em ver muitos servos de Deus a perderem muito do seu tempo e a esgotarem-se fisicamente, emocionalmente e espiritualmente por causa deste tipo de pessoas e do que elas semeiam. Pessoas estas, que nunca estão contentes com nada, que têm o prazer em achar algo para servir de mexerico e muitas das vezes para apoiar a própria teoria deles. Geralmente são os que aparentam ser "santarrões" e que na sua loucura (que para eles é sabedoria e espiritualidade) não edificam em nada a Igreja, ou seja, em nada contribuem para a união e crescimento do Corpo de Jesus Cristo.

Tenhamos cuidado e temor, pois não esqueçamos o episódio que se passou com Miriã, Arão e Moisés (Nm 12). A Bíblia diz-nos que Deus ouviu as palavras de contenda, de inveja, de arrogância que ela semeou em Arão e ambos noutros corações contra Moisés e sem justa causa. Sim, Deus ouviu e como Ele abomina tal coisa, chamou os três e colocou Arão e Miriã no seu devido lugar, mas sabemos que devido ao pecado, Miriã ficou leprosa e foi por causa do clamor do seu irmão Moisés, aquele que tinha sido injuriado, que a sua vida foi poupada da morte.

E quem sabe se esta não é uma das fortes razões para haver lepra espiritual dentro das igrejas?! Querida amiga, recordando as palavras de Paulo a Timóteo, que possamos ser um vaso de honra na casa do Senhor e não de desonra e de vergonha. Sejamos mansos como Moisés, cheios de amor profundo como Jesus e coloquemo-nos ao lado do nosso irmão e sigamos juntos como um grande e inúmero povo, santificado, caminhando em direcção à cidade celestial.

Sê uma benção e não o contrário. Purifica o teu coração lançando fora todo o tipo de semente que possa interromper a união entre os irmãos e não te sentes na roda dos que escarnecem, nem tão pouco aceites, como as Escrituras nos ensinam, tal semente que provém do maligno contra o teu irmão.

Sejamos um contributo para o que Davi escreveu: «Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união» Sl 133.1

Deus te abençoe
Isabel Pereira

4 comentários:

Anónimo disse...

Está mensagem falou forte comigo! Confesso que estava comentendo esse abominável pecado. Não quero mais isso para minha vida! Que Deus tenha misericórdia de mim e me perdoe! Quero libertação total desse mal terrível!

Anónimo disse...

Deus me levou ao deserto pra me libertar do Legalismo e fazer cair por terra o espirito enganador que me fazia sofrer,eu apresentava todos os frutos da carne porem me achava liberta e convertida,hoje dou Glorias a Deus por me enviar a uma igreja comprometida com o Evangelho de Cristo,com a Sã Doutrina

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

Tenho uma pergunta, se um irmão que semeada contenda entre os irmão na igreja se arrepender e se converter realmente é se voltar para o Senhor, ele tem perdão da parte de Deus??

Filme Jesus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites