A OFERTA QUE DEUS ACEITA...


A história de Caim e Abel é sobejamente conhecida, mesmo por aqueles que não têm relacionamento com a Bíblia. No entanto, o que é que na verdade podemos aprender com estes dois irmãos? Qual a razão de Deus deixar registado este primeiro homicídio? Á partida para que todos entendam que o pecado leva à degradação espiritual e consequentemente a sentimentos doentios e crueis tal como inveja, ciume e ira a ponto de matar o próximo.

Mas para além disto, Abel e Caim, ensinam-nos algo muito mais elevado e que define e definirá o tipo de filhas que somos e o tipo de galardão que teremos quando no tribunal de Cristo - o que temos oferecido a Deus!!

Antes, não esqueçamos que eram dois irmãos criados na mesma casa, ouvindo as mesmas histórias entre seus pais e o amigo Deus, porém naquele dia havia duas ofertas diferentes e foram dadas de uma maneira diferente. Caim ofereceu do fruto do seu trabalho, pois era lavrador, e Abel ofereceu das primícias do seu rebanho, pois este era pastor. Até aqui não há nada de errado em ofertarem do fruto do seu trabalho.

Então qual a razão de uma ser aceite e a outra não? Querida amiga, segundo o que está escrito em Gênesis 4, Deus antes de olhar à oferta, sondou primeiramente o coração do ofertante. Muitas vezes preocupamo-nos em ofertar, em apresentar trabalho e negligenciamos a nossa vida espiritual. É um perigo muito grande trabalharmos, trabalharmos e o nosso coração estar em ruinas. E lembrando mais uma vez as Escrituras Sagradas, essa oferta será como madeira ou palha que arderá e se desfará, ou seja, não terá valor algum para o Senhor.

Assim, antes de fazermos, falarmos qualquer coisa, preparemos o nosso coração, para que a intenção com que tudo for feito seja para honra e glória de Deus e não para nossa própria promoção.

Antes de terminar, queria ainda chamar-te a atenção para Abel, pois que ofereceu das "primícias", e segundo Provérbios e Malaquias, as primícias seria um sinal de reconhecimento de que Deus é que abençoou o fruto, sinal de que dependemos dele, sinal de gratidão, sinal de HONRA ao Senhor Deus. No entanto, ainda na carta aos Hebreus diz «Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo...», o que se entende que o coração de Abel chegou perto de Deus, crendo e tomando posse da promessa que Deus outrora fez aos seus pais, de que enviaria o seu Filho para calcar a cabeça da serpente (satanás) Gn 3.15. Que glorioso!

Sejamos mulheres com um coração de Abel e se querida irmã tens te sentido como Caim, então não faças o que ele fez, mas aceita a repreensão do Senhor, pois quando Ele age desta forma é porque te ama e quer o teu bem (Prv 3.11-12). Volta-te para o teu Senhor que diz «dá-me filho meu o teu coração».
Sejamos ainda filhas que se apresentam no altar em sacrifício vivo, as quais vivem na fé do Filho de Deus - Jesus Cristo - o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Cuidemos primeiramente do nosso espírito, para que as obras das nossas mãos sejam como ouro e pedras preciosas nas mãos do Rei. Enfim, a oferta que Deus aceita é aquela que sai de um coração puro e sincero e está embrulhada em fé e gratidão.

Isabel Pereira

Sem comentários:

Filme Jesus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites