APESAR DA VELHICE...


Querida amiga, muitas mulheres e homens quando começam a aproximar-se da sua velhice, ou seja, quando começam a ter que enfrentar e lidar com as limitações do seu corpo, desanimam. Lembro-me de dois homens que quando novos foram usados tremendamente por Deus, no entanto, agora na sua velhice, quando estava com eles, a certa altura ouvi-os lamentarem-se e com bastante tristeza da sua velhice. A tristeza era tão grande que eles não percebiam que continuavam a ser uma benção e uma inspiração para a minha geração. A tristeza consumia o animo e impedia-os de viverem felizes nesta nova etapa à qual tinham chegado.

Acredito que seja difícil lidar com as limitações do corpo, quando a mente está ainda muito jovem. O corpo já não consegue acompanhar a dinâmica da mente e é aqui que eu acredito que tem que haver um ajuste, um colocar de novo «os pés no chão» e saber viver esta nova etapa que tem uma beleza inigualável e um impacto tremendo.

Assim, em breves palavras queria meditar contigo na vida de um velho homem, mas que na sua velhice era um mestre e ainda hoje, para mim, é uma inspiração a ponto de eu desejar ser como ele quando alcançar, se Deus quiser, a idade bem madura. No evangelho de Lucas, no capítulo 2 é nos relatado um homem, já velho, cujo nome era Simeão. No verso 25 diz que ele era justo e temente a Deus e vivia na esperança daquilo que Deus lhe prometera quando era mais novo - não morreria sem ver o Messias.

Lembra-te, amiga, que Simeão vem de uma geração que estava cheia de fome espiritual, de um tempo longo em que Deus silenciou e também do ressurgir de muitas seitas religiosas que consigo arrastavam confusão. No entanto, eu vejo, este velho homem, a não desfalecer, a não desistir, mas a ter uma comunhão intima com Deus.

Apesar da sua velhice, Simeão era sem duvida um foco de avivamento naqueles dias e se havia alguém que era companheiro do Espirito Santo e sensível a Ele, era Simeão.

Reparemos em algumas expressões acerca de Simeão e do Senhor: «...e o Espirito Santo estava sobre ele... e fora-lhe revelado pelo Espirito Santo... e pelo Espirito, foi ao templo...». Não queremos ser como ele? O que me pode impedir? A velhice? Não, amiga, a velhice, a limitação do corpo não é impedimento para deixarmos de ser benção para as outras gerações, nem tão pouco servirá de desculpa para eu esmurecer na fé e de andar mais perto do Espirito Santo.

Tanta coisa que poderiamos falar, mas como Simeão também aprendemos que velhice não é sinónimo de falta de esperança e de ausência de sonhos. Velhice não é pedra para que sejamos um foco de avivamento. Velhice não é sinónimo de que Deus, independentemente de como estivermos fisicamente, cessa de trabalhar em nós e por nós. Pelo contrário, e como Paulo dizia às mulheres mais velhas, sejamos MESTRAS em tudo.

Assim, animemos os nossos irmãos mais velhos e ajudemos a que eles possam saber viver em desafio esta nova etapa, que pela qual Deus lhes concedeu alcançar. E quanto a nós que somos mais novas, preparemo-nos e recebamos esta idade como Simeão fez.

Deus te abençoe muito.
Isabel Pereira

1 comentário:

soninha disse...

Gostei do seu texto e da lógica baseada nas palavras bíblicas mas a realidade dos idosos nem sempre é sadia.Alguns são abandonados pelos familiares em asilos,outros vivem à mercê da caridade alheia vivendo nas ruas,outros mesmo em casa sofrem maus tratos, explorações de todo tipo,enfim,talvez seja razoável que se aproximem dos idosos "queixosos",quem sabe eles tenham muito o que contar da sua dura realidade por muitos ignorada? bjs

Filme Jesus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites