COMO O ZAQUEU: PROCURA E ENCONTRARÁS


A Bíblia relata-nos uma história de um homem judeu, chefe dos cobradrores de impostos e que trabalhava para os romanos. Ele era rico e seu nome era Zaqueu, que significa recto e puro. Zaqueu não era amado pelo seu povo, certamente era visto como um traidor. O povo considerou-o como um pecador, ou seja, alguém de má índole e que não merecia de maneira alguma o favor e o amor de Deus. No entanto, querida amiga, Zaqueu não se deixou intimidar e quando soube que Jesus estava entrando em Jericó, ele teve o desejo de o ver. Sim, certamente ele queria ver Aquele que atraía multidões, fazia milagres, falava com autoridade e tinha poder para perdoar. Só que a multidão era tanta e Zaqueu de estatura baixa,o que não permitiu que Zaqueu O visse.

Mas há uma expressão que eu gosto muito e que demonstra que não era mera curiosidade que havia no coração deste chefe de cobradores de impostos. Sim, havia uma sede, um vazio no coração deste homem. Apesar de ter tudo na vida, faltava-lhe algo. Sim, eu creio que esta foi a principal razão para Zaqueu correr mais à frente e subir a um sicômoro (figueira brava) para ver Jesus «E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver...» Lc 19.4. Querida amiga, esta árvore não tem beleza e era colocada ao pé da estrada para que os pobres se alimentassem do seu fruto que parecia um figo mas de muita baixa qualidade. Assim, era o Zaqueu, como um pobre de espirito, cheio de fome espiritual, sem beleza alguma na sua vida...

O nosso desejo seja querermos ver Jesus a cada dia na nossa vida. A cada manhã, nos levantemos e tenhamos o desejo de ver o seu poder a trabalhar em nós e através de nós. Certamente iremos encontrar obstáculos, mas não desanimemos, não permitemos que eles sirvam de impedimento, de desânimo, de razões para deixarmos de procurar e ver Jesus a fluir em nós. Sejamos como Zaqueu, que nada nos embarace e corramos para ver Jesus.

E uma das coisas que me toca nesta história, é pensar que estava ali uma grande multidão, porém havia um homem que procurava Jesus com uma motivação certa, com um coração sincero e esse era aquele a quem chamavam de "pecador", e foi ele que teve o privilégio de receber Jesus na sua casa. Eu amo este Jesus. Ele não vê como os homens vêem e na verdade quem O procura desta maneira sempre O encontrará e O verá.

Querida amiga, sabes o que ía no coração daquela multidão?! Jesus sabia e isso é nos mostrado quando a Palavra diz que «vendo TODOS isso, murmuravam» Lc 19.7 agora já não contra Zaqueu, mas contra Jesus.

Por fim, não vejo um Jesus sisudo, mas a dar uma gargalhada de felicidade quando nitidamente viu-se a mudança do Zaqueu que encontrou a salvação, ou seja, passou das
trevas para a luz Lc 19.8-10. E então, o significado do nome Zaqueu fazia agora todo o sentido na sua vida: "recto, puro" e tudo porque não desistiu de procurar Jesus.

Deus te abençoe
Isabel Pereira

Sem comentários:

Filme Jesus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites