MISSÃO E DESAFIOS


Querida amiga, mais uma quadra natalícia está a chegar. Mais um ano em que, de uma forma mais intensa celebramos o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo. Na verdade, é uma mensagem que durante todo o ano perdura e fala amorosamente ao nosso coração. Assim, durante algumas semanas, gostaria de meditar contigo sobre alguns aspectos do nascimento de Jesus. Hoje, falaria do desafio que foi colocado a Maria.
«E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus» Lc 1.31

Querida amiga, de acordo com historiadores, teólogos e a cultura daqueles tempos, Maria era uma jovenzinha entre 15 a 17 anos de idade, quando recebeu a visita do anjo. Uma jovem a receber um grande desafio. Uma jovem com uma missão grandiosa e difícil. Mas uma jovem cheia da graça de Deus e que o Senhor era com ela «...salve, agraciada; o Senhor é contigo» lc 1.28

Não sabemos que tipo de educação Maria teve até ali. Percebemos que os seus pais certamente lhe passaram uma boa herança espiritual. Sabemos que Maria vivia em tempos de seca espiritual e ela foi um foco de contraste com a realidade de então. Apenas uma jovem! Sim, os jovens, aliás todo o cristão pode marcar a diferença e mesmo o que nos rodeia possa ser tão mau, não é desculpa para deixarmos de ser fieis.

Maria recebeu uma mensagem tremenda e sobrenatural. Maria recebeu uma notícia que filtrado apenas por um olhar e entendimento humano era impossível e uma loucura. Maria foi escolhida para uma missão dura, cheia de riscos, que exigiria de si o melhor, toda a sua vida, todo o seu amor, total entrega. Missão esta que ela teria que depender unicamente de Deus, confiar inteiramente Nele, mesmo naqueles momentos tão críticos e obscuros. Maria, teria que ser corajosa, concentrar-se em Deus e no seu plano, saborear todas as palavras que lhe foram ditas e colocá-las acima de todos os comentários maldosos, de todos os olhares desdenhosos, de todas as atitudes de desprezo para com a sua própria pessoa. Esta jovem mulher teria que estar atenta e ser obediente.

E é a pensar um pouco na sua vida e no ínicio deste grande desafio, que eu penso no que eu tenho sido, reagido e feito quando sou convidada para entrar em desafios colocados por Deus. Fascina-me ver que as Escrituras dizem que mal o anjo saudou a Maria, diz que ela "considerava" o que ouviu. Também percebemos que Maria creu e aceitou aquela mensagem deveras muito estranha. É nos revelado que Maria não fez requisitos, não colocou entraves, e mesmo não tendo noção do preço que iria ter que pagar disse «Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra» Lc 1.38. Era uma jovem totalmente rendida, disponível, um verdadeiro coração de serva.

Querida amiga, que possamos ser como esta jovem mulher, e quando tivermos de passar por determinados desafios, avancemos com fé e em obediência, completamente disponíveis e sensíveis para que a vontade de Deus se cumpra em nós, mesmo quando houver aqueles momentos obscuros. Avancemos certas que fomos escolhidas para determinada missão e que o Senhor é connosco e nos capacitará para tal.

Mais que as minhas próprias palavras, e sei que muito ainda haveria para dizer, mas que o Espirito Santo te fale neste dia aquilo que tu precisas. E se hoje, te sentes triste e desanimada, no meio de fogo intenso, se incertezas têm dominado o teu ser, levanta os teus olhos para cima e saboreia aquele dia em que o Senhor te chamou para essa missão. Deus conta contigo, irmã. Não desfaleças ante a perseguição, mas como Maria firma as tua convicções que tens acerca da pessoa maravilhosa do Senhor que te chamou para essa missão. E se por acaso estás isitante, com medo de aceitares tal desafio que te foi proposto, aceita-o, confia em Deus.

Lembra-te que os desafios de Deus são sempre gloriosos, vitoriosos...

Deus te abençoe muito.
Isabel Pereira

Sem comentários:

Filme Jesus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites